sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Teste de Idade de Leitura (TIL)
Sucena, Ana e Castro, São Luís (2008). Aprender a Ler e Avaliar a Leitura. Coimbra: Almedina.
(Adaptação do teste Lobrot L3)

          O Teste de Idade de Leitura (TIL) (Sucena & Castro, 2008) é um subteste de leitura criado (adaptado) pelas autoras a partir do subteste Lobrot L3 de 1973, oriundo de França, idealizado por Michel Lobrot e amplamente adaptado e utilizado em vários países.

          Este teste “permite estabelecer se o nível de leitura de uma dada criança coincide com o nível de leitura adequado para a sua idade cronológica” (Sucena & Castro, 2008, p. 90), fazendo apelo a dois recursos essenciais na leitura: as competências de descodificação e compreensão (Sucena & Castro, 2008). É um teste de fácil aplicação (os critérios são claros e as instruções em reduzido número) e pode ser administrado a grandes grupos (por exemplo uma turma, um ano de escolaridade), para além do pouco tempo que dura a sua aplicação (5 minutos, depois das instruções e do exercício de treino) e da facilidade na cotação das respostas.
          De grande utilidade para as escolas, pois permite fazer uma triagem inicial das dificuldades de leitura para posterior avaliação especializada.