terça-feira, 22 de agosto de 2017

Consciência fonológica e princípio alfabético



Dois aspetos fundamentais na aprendizagem inicial da leitura, mas também na reeducação de alunos disléxicos: a consciência fonológica e o principio alfabético. Afinal, o que são?

A consciência fonológica é a habilidade que o ser humano tem de reconhecer e manipular os sons da fala (refletir), depois de os ter adquirido inconscientemente à medida que os foi ouvindo nos primeiros anos de vida. Ora, se tudo correr bem, no início da aprendizagem da leitura, depois da tal aquisição inconsciente, o indivíduo começa a ter consciência de que existem várias combinações de sons que formam palavras diferentes, isto é, adquiriu Consciência Fonológica: as palavras passam assim a ser entendidas como construções formadas  por partes que podem ser segmentadas e manipuladas. Este processo bem adquirido constituiu um pré-requisito para a fase da aprendizagem da leitura e escrita, em que o indivíduo terá de dominar um outro processo importante: o princípio alfabético.

O Princípio Alfabético é a relação existente entre som e letra, isto é, entre fonema e grafema. O indivíduo só domina o princípio alfabético quando entender que os sons das letras são os sons da fala, para isso tem de adquirir a capacidade de analisar essa relação.

Os indivíduos que têm estes dois processos bem adquiridos não terão dificuldade em aprender a ler. Mas acontece que alguns, por razões várias, não os adquirem com a mesma rapidez que a maioria, necessitando de uma segunda oportunidade; outros, para além dessa segunda oportunidade, precisam de um treino acrescido com um programa estruturado (disléxicos).

É preciso no entanto perceber que o ato de pensar e manipular conscientemente os fonemas exige competências que excedem a consciência fonológica e o domínio do princípio alfabético.