terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Relação entre a leitura de um disléxico e o tipo de letra


Sinopse

Estudos recentes demonstraram que o aumento do espaçamento entre letras tem um efeito positivo na capacidade de leitura dos disléxicos. Este estudo teve como objetivo investigar o efeito do espaçamento na legibilidade de diferentes fontes para crianças com e sem dislexia. Os resultados não suportam a hipótese de um melhor desempenho entre as crianças com dislexia ao ler o texto na fonte Dislexia do que em outras fontes. No entanto, revelaram que apenas o espaçamento desempenha um papel na melhoria do desempenho de leitura dos disléxicos porque não apresentam diferenças na utilização da fonte Dislexia e na fonte espandida Times New Roman. Além disso, o efeito negativo das fontes Times New Roman Italic e Curlz MT foi eliminado através do aumento dos espaçamentos entre as letras.


Mirela Duranovic, Smajlagic Senka & Branka Babic-Gavric (October 2018). Influence of increased letter spacing and font type on the reading ability of dyslexic children”. Annals of Dyslexia, Volume 68, Issue 3, pp. 218–228.